Biblioteca Pública do Estado recebe atividades do Festival Palavra Cifrada

Evento foi construído para celebrar os 10 anos do grupo Nós Pós e já passou por outras quatro cidades de Pernambuco



Assessoria de Comunicação - 12/07/2017 13:42h


Créditos: Divulgação/Site Oficial

Nestas quarta (12) e sexta-feira (14), a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco recebe atividades gratuitas ligadas ao Festival Palavra Cifrada, que foi produzido para comemorar os 10 anos do grupo Nós Pós. A primeira acontece hoje à noite, a partir das 19h, com a palestra “Mas o que é mesmo uma glosa?!” e posterior apresentação desse estilo poético por artistas populares. Na sexta, a partir das 14h, haverá a “Aula Espetáculo InfantojuveniL: Literatura de Cordel e Sustentabilidade”, seguida pela contação da história “O touro azul e as canções”, dentro deste universo literário. A título de curiosidade, glosa é um tipo de poema utilizado normalmente por poetas do Nordeste brasileiro, principalmente os cantadores, e possui estrofes de mais de 10 versos que respondem a um desafio expresso em forma de mote.

O festival já passou por outras quatro cidades pernambucanas e teve início no dia 20 do mês passado, em Bezerros. Em seguida, o evento foi realizado em Tabira (27/06), Sertânia (01/07) e Garanhuns (03 e 04/07). Em Recife, além da Biblioteca, outros espaços receberam parte da programação, a exemplo do Espaço Pasárgada e o Teatro Arraial. O evento conta com a participação de mais de 60 artistas em 50 horas de conversas, debates, palestras, recitais, espetáculos literários, dentre outras manifestações artísticas.

Sobre o festival

O Festival Palavra Cifrada pretende expor ao máximo as formas plurais com que a literatura se manifesta no grande dinamismo dos tempos atuais (além das manifestações já consagradas histórica e culturalmente no estado), possibilitando atrair novos olhares, novos públicos para a essência do universo do livro, da leitura e da literatura, tudo com pitadas constantes de subversão catártica, tão necessária nos tempos atuais.

Em 2017 a Nós Pós comemora 10 anos de atividades, tendo produzido mais de 150 eventos com a presença de mais de 500 jovens artistas, um mapeamento de talentos abrangendo dezenas de municípios de Pernambuco, do litoral ao Sertão. Para comemorar a década, o grupo apresenta ao público o Festival Palavra Cifrada, com ações gratuitas, aberta a todos os gostos e públicos, e com toda a programação do Recife (com exceção de duas oficinas) acompanhada por intérprete de Libras.

Fonte: www.nospos.com.br



Enviar Mensagem

Voltar


Rua João Lira, S/N - Santo Amaro
Recife - PE CEP: 50.050-550
Fone: Fone: (81) 3181-2642 Fax: (81) 3181-2640