Coleção Pernambucana




Tem por finalidade reunir, organizar, preservar e disseminar a produção intelectual relacionada a Pernambuco produzida por autores pernambucanos ou radicados, como também, títulos que tratam do Estado. 

Criada na década de 1980 é composta por um acervo de, aproximadamente, 24.797 volumes (22/04/2019), dentre eles livros, folhetos, cordéis etc. Estas ricas fontes de informação representam a memória sócio-política e cultural do Estado.

Nesta coleção, destacam-se, dentre outros documentos, relatórios oficiais de órgãos públicos, legislação, estatutos, obras literárias de pernambucanos como Ariano Suassuna, Carneiro Vilella, Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, livros que retratam o processo de urbanização do Recife no século XIX. Também a história da cultura e da imprensa local como a coleção Anais Pernambucanos, de Pereira da Costa, obra esta que descreve em detalhes as cidades de Pernambuco e todos os acontecimentos da história, que segundo relatórios da instituição, foi doada seus volumes a Biblioteca Pública do Estado, nos anos de 1930.

Com a regulamentação do depósito legal, que é a Lei Estadual nº 12.435, de 06 outubro 2003, (Dispõe sobre a remessa, o depósito legal e a guarda de obras culturais à Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco) institui o compromisso, junto aos escritores, editores, instituições públicas e privadas, de doar 03 (três) exemplares da obra publicada à Biblioteca Pública do Estado (BPE) e esta se compromete a: Divulgar, mensalmente, referências das obras e perfis dos escritores; Alimentar o banco de dados com os perfis dos escritores pernambucanos; Realizar exposição, trimestralmente, das obras doadas; Visitas e entrevistas a editoras e escritores; Participação em lançamentos de livros para divulgação da Lei. Esta prática resulta em um acervo com crescimento progressivo, destacando a biblioteca em um local de referência em publicações pernambucanas, bem como uma instituição de salvaguarda desta memória.

 

Horário: 9h as 16h (segunda a sexta)

Atendimento à Pesquisa: 9h as 16h (segunda a sexta)

Contatos: 81 -  31812659

colecaopernambucana@gmail.com 

Responsável pelo setor: Poliana Nascimento

 

 

 



Rua João Lira, S/N - Santo Amaro
Recife - PE CEP: 50.050-550
Fone: Fone: (81) 3181-2642 Fax: (81) 3181-2640